Nossos Artigos

Vale a pena optar pela antecipação do FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço foi criado na década de 1960 com o objetivo de criar uma poupança compulsória para proteger os trabalhadores em caso de demissão sem justa causa, mas também para permitir que possam construir um patrimônio que pode ser usado em momentos muito específicos.

Esse fundo era conhecido por travar o dinheiro do contribuinte até que ele atingisse algum dos critérios para poder sacá-lo, como ser demitido ou ter o objetivo de comprar a casa própria.

Recentemente o Governo Federal instituiu o saque aniversário, que permite o trabalhador sacar uma parte do seu FGTS todos os anos no mês do seu aniversário. Os bancos e financeiras, logo enxergaram uma oportunidade.

São inúmeras as ofertas de empréstimo que usa o saque aniversário como uma garantia. Essa modalidade passou a ser chamada de “antecipação do FGTS”.

Venha conferir se vale a pena optar por esse sistema!

Quais são as modalidades de saque do FGTS?

Em primeiro lugar, é preciso compreender que existem duas modalidades principais de saque do seu FGTS: Saque Rescisão e o Saque Aniversário.

O saque recisão é aquele que todo trabalhador já conhece, no qual o indivíduo tem direito a receber automaticamente após ser desligado de uma empresa sem justa causa. Porém, há outros eventos que permitem o acesso ao dinheiro, como desastres naturais, decretação de emergência ou a compra da casa própria.

Paralelamente, o saque aniversário é aquele em que o trabalhador recebe uma parte do seu saldo no mês do aniversário. O percentual recebido varia de acordo com o valor total depositado.

Para conseguir a antecipação do FGTS, você obrigatoriamente deve estar na modalidade saque aniversário.

Basta acessar o aplicativo “Meu FGTS” e fazer essa solicitação para mudar o modelo.

Mas afinal, vale a pena optar pela antecipação do FGTS? Confira aqui algumas vantagens e desvantagens:

Vantagens da antecipação do FGTS

Quando um cliente solicita um empréstimo a um banco ou a uma financeira, esta deve realizar uma consulta de crédito para reduzir as chances de inadimplência. Certamente, o FGTS se torna uma garantia, uma vez que as parcelas serão descontadas do seu saldo.

Portanto, as taxas de juros tendem a ser menores, partindo de 1,59% ao mês. Além do mais, essas ofertas se mantêm até mesmo para negativados, e todos os solicitantes podem pedir mais do que uma parcela do saque aniversário de uma só vez, em vez de receber apenas um pagamento ao longo do ano.

Ainda, a contratação é simples. Basta acessar o aplicativo do FGTS e autorizar que bancos consultem o seu saldo, permitindo o acesso às instituições financeiras desejadas.

Desvantagens da antecipação do FGTS

Compreenda que o FGTS surgiu com o objetivo de ser uma poupança para que o trabalhador consiga acumular algum patrimônio ao longo da sua vida. Se você antecipa os pagamentos agora, poderá ficar sem no futuro.

Ainda, em caso de demissão sem justa causa, não poderá sacar o valor integral do saldo até que a dívida seja quitada. Isso acontece mesmo que volte para a modalidade saque rescisão. Será necessário esperar dois anos de carência, por lei, e só poderá sacar com a dívida sanada.

Gostou deste conteúdo? Acesse o nosso blog para mais materiais exclusivos que podem ajudá-lo a organizar a sua vida financeira!

Newsletter

Receba em seu E-mail  as  novidades em primeira mão 

Está Gostando do nosso conteúdo?COMPARTILHE

SIGA nossas redes sociais 

Categorias

© 2022 Bora Negócios Consignado CNPJ: 13.568.835./0001-94  Rua  Jose versolato  nº111 Bloco B Sala 2003 -São Bernardo do campo / Sp. Cep-09.750-730

Enviar Mensagem
Estamos online, em que podemos ajudar?
Em que posso ajudar?